domingo, 4 de novembro de 2007

DESENVOLVIMENTO DA MINHA MAIS NOVA TEORIA DE VIDA



Confesso que minha classe de Sociologia mexeu bastante comigo. não que eu tenha em algum momento levado ela a sério, mas ando me divertindo bastante com o absurdo que é analizar a humanidade cientificamente através de hipoteses e suposições.
E essa minha nova diversão, junto com a nova mania de ler Blogs, e com minha eterna e preferida crise 'Lost In Translation'* gerou uma teoria pra explicar as dificuldades de relacionamento da humanidade. ou as minhas mesmo.

Se tem uma coisa que sempre desejei no mundo, que deixaria minha vida muito mais fácil, é conseguir demonstrar meu afeto pelas pessoas do mesmo jeito que demonstro meu afeto pelos cachorros, é conseguir ser tão autêntica com as pessoas como consigo ser autêntica com cãezinhos.
SÉRIO!NÃO ESTOU MENTINDO E NEM EXAGERANDO. variadas vezes peguei minha voz-terapêutica-interior me dizendo, enquanto acariciava a barriguinha da Babette: "você deveria ser assim o tempo todo e com todo mundo".
Okay, é meio patético. mas com a Gaya e com a Babette eu sou realmente eu, mostro meus sentimentos de verdade. Abraço quando tenho vontade de abraçar, fico perto, face-a-face sem constrangimento, falo que nem retardada, grito, canto,e assopro sem medo.
mas com pessoas...NÃO CONSIGO!
e Sempre me perguntei POR QUÊ?
A resposta me veio hoje (ou ontem?), após ler um post sobre esse "desvio de afetos" num outro Blog; é por que É BEM MAIS FÁCIL DEMONSTRAR NOSSO AFETO QUANDO A GENTE NÃO TEM MEDO DE DECEPCIONAR.

não tem nada a ver com amor -incondicional, maior ou menor- ou carinho, ou confiança...NADA!
Tem a ver com decepção, insegurança e intimidação. e é por isso que apresentamos nossas diferentes faces de acordo com quem nos relacionamos. é por isso que fazemos mais carinho nos nossos cachorros que em qualquer membro de nossa família, porque cachorros não nos oferecem nenhum perigo,e porque não oferecemos nenhum perigo a eles.

se eu faço um carinho que a Baba não goste, ela simplesmente rosna e deita numa outra posição. sem maiores contrangimentos ou máguas. se o peso dela faz meu braço dormir, eu simplesmente a empurro pra fora do sofá, ela dá meia volta e deita em cima do meu outro braço. sem remorso, e sem medo de ser rejeitada de novo.

Já com pessoas...ah, com pessoas tudo complica. Algumas pessoas intimidam the hell out of us. Por causa de personalidade, estilo de vida...ou qualquer outra coisa que nos faz diferentes uns dos outro. umas intimidam mas do que as outras. mas o fato é que intimidam, e intimidação DÁ MEDO!

Isso explicaria porque a gente as vezes é mais próximo do pai que da mãe, ou da mãe que do pai. Porque nos abrimos mais com um amigo que com outro. Porque conseguimos falar tudo o que pensamos prum namorado, mas travamos completamente com outro. Porque uma mãe mima mais um filho que outro...e assim vai.

O legal, ou melhor, o problema disso tudo é que como nada disso tem a ver com amor, as vezes a gente faz umas cagadas monstro irreversíveis. Construimos uma intimidade falsa com pessoas que não gostamos, nos afastamos de pessoas que amamos muito, ou até perdemos oportunidades de por pessoas que odiamos no lugarzinho baixo delas.
ou seja, agimos da forma errada com a pessoa errada, ou da forma errada com a pessoa certa, ou até mesmo da forma certa com a pessoa errada, mas nuuuuuuuunca, nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca da forma certa com a pessoa certa.

Começo a achar que esse problemas não é só meu ....

A verdade é que somos todos poéticamente fodidos!



*Crise 'Lost in Translation'= "I'm stuck. Does it get easier?"

4 comentários:

Anônimo disse...

Ah..agora entendi essa nova teoria..ontem estva muito confuso ainda...mas tem a ver com amor incondicional sim...qdo vc é amada incondicionalmente vc não decepciona..os cachorros nos amam assim.Ah..isso vale muito pra vc tb..vc assusta a maioria das pessoas hehehe E a gente aprende a amar assim..é uma fase do amor e não um tipo de amor..portanto...AME!SEJA VERDADEIRA(comece com vc mesma)..
Te amo muito e mais a cada vez que vc se descobre..vc é lindaaaaaa!!!

Anônimo disse...

Ou melhor..vejo por mim..lido com as decepções pq quero muito ver quem eu amo feliz..felicidade na qual ela acredita no momento..Daí as decepções são cobranças egoistas..temos q digerí-las mesmo!!

Diego disse...

espero ser uma das pessoas que você goste..num quero ser alguém que você não gosta viu!!

beijão tami

Anônimo disse...

Sua teoria faz muito sentido: a gente não decepciona os bichos. porém, convenhamos que os bichos também não suprem a nossa necessidade de dar sempre mais. Pra eles, tudo está bem desde que tenha o básico para seguir vivendo: comida, água, afeto. Quem nos dá a real dimensão do aprofundamento afetivo me nossa existência é o outro. Claro, isso não pode ser um obrigação social ou o único jeito de se ser feliz. Mas com certeza é a forma mais elaborada que conseguimos fazer valer a pena o estar vivo. Coragem!
Espero que você esteja aproveitando muito seu tempo aí na América.
Um abraço

Luis,pe.